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1. O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROPOSTA: No campo da Literatura formar novos leitores na Educação Básica significa formatar novas políticas de ingresso deles às obras literárias. Como todos sabem: uma obra literária somente pode cumprir o seu papel quando esta é completamente desvendada pelo leitor, ou seja, lida e interpretada nas suas minúcias. Para que se defina uma leitura mais produtiva, é necessário a criação de uma chave de interpretação da obra, e o professor será o principal agente desse movimento interpretativo. Em outros termos, é operante diagnosticar um ângulo de leitura, o que pode ser desmembrado ao longo do enredo. Já ficou provado para muitos professores que o ensino de literatura pela literatura nem sempre é viável. Ou seja, uma leitura estruturalista, apenas linguística, gramatical e metaliterária tornou-se inapropriada. Ler um romance, um conto, um poema, ou uma crônica implica na capacidade de desvendarmos signos plurissignificativos, os quais serão interpretados por vários tipos de leitores. Surge uma questão: quantos de nós leitores não temos na memória passagens e trechos dos romances que marcaram nossa forma de pensar a vida? A presente palestra objetiva formar leitores competentes de diversos gêneros literários – na busca de alcançar a compreensão, assim como a decodificação das categorias narrativas: personagem, espaço, enredo e modelos de narradores. Em síntese, a relevância desse exercício integrador pode ser destacada: primeiro, pelo significado de integração do grupo inteiro de professores; segundo, pelos artistas finais das obras literárias e pelos novos formatos de aprendizagem que formam o acervo escolar, cuja proposta é encontrar mais tranquilamente se ela já possui uma biblioteca; terceiro, por seu compromisso humano e cívico ao oportunizar e privilegiar nossos leitores futuros. 

Modalidade: presencial ou online.

Carga horária: 02 horas.

Público-alvo: professores e alunos do Ensino Médio (Público e privado).

Investimento: Consultar valores pelo formulário.

2. O PAPEL DO PROFESSOR PESQUISADOR – CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA DA ESCRITA CIENTÍFICA.

PROPOSTA: Escrever cientificamente é a forma mais eficente e metodológica de atingirmos uma boa comunicação dos resultados obtidos durante a prática da redação acadêmica. Além disso, escrever de forma acadêmica, exigência aperfeiçoamento e prática constantes. Certamente estes esforços contribuirão para   o avanço do conhecimento em sua área de estudo. A escrita acadêmica de qualidade requer planejamento, sistematicidade, comprometimento, técnica e habilidades durante a produção de novos argumentos. Esta palestra pretende trazer ensinamentos essenciais à prática da escrita científica de qualidade. A Objetiva também instiga o interesse pela atitude curiosa da pesquisa acadêmica no campo das Humanidades e de outras áreas correlatas. Pretende abordar como o pesquisador pode desenvolver uma linguagem científica sem medo e procrastinação. Por meio de orientações explicadas e demonstrações, sugestões práticas e exemplos de autoria próprios, você terá as condições necessárias para produzir textos científicos de qualidade. Como resultado, o pesquisador terá maiores condições de conhecer a rotina e as etapas estabelecidas durante a formação de diferentes gêneros acadêmicos.

Modalidade: presencial ou online.

Carga horária: 02 horas.

Público-alvo: professores e pesquisadores iniciantes e profissionais. 

Investimento: Consultar valores pelo formulário.

3. A LITERATURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO DE MUNDO.

PROPOSTA: Escrever cientificamente é a forma mais metodológica de atingirmos uma boa comunicação dos resultados de exercícios durante a prática da redação acadêmica. Além disso, escrever de forma acadêmica, exigência de aperfeiçoamento e prática constante. Certamente estes esforços contribuirão para a  o avanço do conhecimento em sua área de estudo. A escrita acadêmica de qualidade requer planejamento, sistematicidade, comprometimento, técnica e habilidades durante a produção de novos conhecimentos. Esta palestra pretende trazer ensinamentos essenciais à prática da escrita científica de qualidade.  Objetiva também instiga o interesse pela atitude curiosa da pesquisa acadêmica no campo das Humanidades e de outras áreas correlatas. Pretende abordar como o pesquisador pode desenvolver uma linguagem científica sem medo e procrastinação. Por meio de orientações explicadas e apresentadas, sugestões práticas e exemplos de autoria próprios, você terá as condições necessárias para produzir textos científicos de qualidade. Como resultados, o pesquisador terá maiores condições de conhecer a rotina e as etapas durante a formação dos diferentes gêneros acadêmicos.

Modalidade: presencial ou online.

Carga-horária: 02 horas.

Público-alvo: professores e alunos do Ensino Médio (Público e privado).

Investimento: Consultar valores pelo formulário.

4. O PODER DO TEXTO LITERÁRIO COMO PRODUTOR DE SENTIDOS.

PROPOSTA: Durante a atribuição de sentido do texto literário, podemos dizer que a formação do educando se dá pela quantidade e a qualidade das obras literárias lidas ao redor de sua vida escolar e acadêmica. Quem consegue transitar facilmente por obras literárias distintas através do uso de diversos gêneros, também terá maior facilidade de tecer comparações e realizar juízos argumentativos. Dessa forma, a estratégia de um bom leitor é tentar realizar conexões com a sua experiência cotidiana – situação na qual a vida real é a mais rica e pertinente. Quem viaja bastante com certeza tem mais facilidade para ler determinadas obras literárias, pois já visitou outras cidades as quais serviram de espaço geográfico para muitos enredos. Curiosamente o leitor que já foi à Itália e visitou a região da Sicília (e percorreu o território citadino local) se sentirá mais confortável ao ler o clássico romance italiano O leopardo, do escritor Tomasi di Lampedusa. A presente palestra objetiva significar e ressignificar a atitude prazerosa, amistosa e curiosa de leitura dos textos literários por meio da produção de novos sentidos.

Modalidade: presencial ou online.

Carga-horária: 02 horas.

Público-alvo: professores e alunos do Ensino Médio (Público e privado).

Investimento: Consultar valores pelo formulário.

5. O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO.

PROPOSTA: Atualmente muitas instituições espalhadas pelas grandes capitais do Brasil já possuem laboratórios próprios equipados com computadores modernos – muitos desses com internet de boa velocidade. É óbvio que não podemos generalizar, devido à dimensão territorial do Brasil, pois algumas Instituições escolares ainda sofrem com a falta deste local privilegiado de acesso ao conhecimento. Em termos relativos, boa parte dos computadores possui sistema operacional Linux, e o único problema é que nem sempre temos pessoas capacitadas para atuarem nas máquinas. Geralmente estes são equipados com mouse, teclado e outros periféricos essenciais para o uso. A presente palestra objetiva construir e abordar algumas articulações interdisciplinares entre as disciplinas ligadas às Humanidades e ao uso da tecnologia. É por meio deste aparato que o professor pode dar mais vida ao conteúdo das suas aulas. Com o surgimento das plataformas educacionais, parece que poucos professores têm valorizado este novo formato didático de ensino.

Modalidade: presencial ou online.

Carga horária: 02 horas.

Público-alvo: professores e educadores em geral. 

Investimento: Consultar valores pelo formulário.

6. A CATEGORIA LITERÁRIA DO ESPAÇO COMO FORMA DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO.

PROPOSTA: É lúcido atestarmos que muitos romancistas históricos de linhagem brasileira investigam compêndios históricos, documentos do período abordado, arquivos institucionais, centros de pesquisas, museus, sondando como representar ou forjar o panorama de fundo dos enredos históricos formulados. Do ponto de vista estético, a integração da montagem do cenário de época (funcionando como localizações espaciais), adicionando à reconstituição de seus ambientes internos, juntamente com o desenvolvimento da trama histórica, reforçam o comprometimento do autor no apelo à autenticação do passado. É fundamental ressaltarmos que o arcabouço teórico sobre a questão do espaço no romance histórico brasileiro deve ser explorado de forma sistemática e revisionista. A presente palestra objetiva ler alguns espaços geográficos durante a abordagem de alguns textos literários (que serão previamente selecionados). Atestaremos ao longo do nosso aprendizado, como o histórico romancista consegue formular referências topográficas urbanas (partindo do pressuposto de uma arte literária amarrada ao real da época figurada), encabeçadas detalhadamente (na maior parte das vezes) na escritura dos eventos históricos representados. 

Modalidade: presencial ou online.

Carga horária: 02 horas.

Público-alvo: professores e pesquisadores de História e Letras. 

Investimento: Consultar valores pelo formulário.

7. A COMPETÊNCIA PROFICIENTE DURANTE A LEITURA DE TEXTOS CIENTÍFICOS

PROPOSTA: Cansado de ler textos científicos e ponderar compreender o sentido do texto? Desestimulado pela quantidade de textos científicos a serem lidos durante a vida acadêmica? Falta compreensão para interpretar os autores clássicos de sua área de atuação? Esta palestra foi pensada para que você aprenda a ler os diferentes gêneros científicos ao longo de sua carreira científica. No decorrer dessa jornada científica você terá conhecimentos sobre as diferentes técnicas de leitura existentes no meio acadêmico. Além disso, aprenderá como ler com maior proficiência e produtividade os diversos tipos de textos acadêmicos durante as diversas etapas da graduação e da pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado).

Modalidade: presencial ou online.

Duração: 02 horas.

Público-alvo: pesquisadores, professores e alunos do Ensino Médio (Público e privado).

Investimento: Consultar valores pelo formulário.

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