ALGUNS ASPECTOS METODOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO ENSINO DE LITERATURA
Por Cristiano Mello de Oliveira Iniciamos o nosso artigo com algumas inquietações motivadoras: Quais são as formas didáticas e metodológicas aplicadas pelo docente durante o
Nesta seção, você encontra textos originais publicados pelos editores do Café das Humanidades. São textos elaborados em linguagem acessível, mas sem perder o rigor acadêmico. Os textos podem colaborar para o seu aprendizado na área das Humanidades:
Por Cristiano Mello de Oliveira Iniciamos o nosso artigo com algumas inquietações motivadoras: Quais são as formas didáticas e metodológicas aplicadas pelo docente durante o
Por Cristiano Mello de Oliveira A palavra conquista implica uma luta pelo sucesso, correto? Será que o substantivo historiografia já conseguiu se prevalecer
Por Cristiano Mello de Oliveira É possível iniciar o nosso raciocínio fazendo a seguinte pergunta: o texto literário pode ser interpretado isoladamente, ou
Por Cristiano Mello de Oliveira Podemos começar esta seção com o devido questionamento: como avaliar um aluno leitor de literatura? Ou, se for
Por Cristiano Mello de Oliveira Para iniciarmos esta seção, fazemos o seguinte questionamento: você (leitor e futuro professor), nas conversas informais na sala dos
Por Cristiano Mello de Oliveira O incentivo à leitura e ao amadurecimento intelectual pela literatura não é função restrita às instituições escolares. Para além
Por Cristiano Mello de Oliveira O conceito de letramento, à primeira vista, parece dispensar qualquer comentário. Ao que tudo indica, ter letramento ou intuir
Por Cristiano Mello de Oliveira Você, estudante, amante da leitura já deve ter ficado horas e horas ou simplesmente passou a noite inteira para
Por Cristiano Mello de Oliveira Se o leitor deste artigo resolvesse realizar uma pesquisa – numa biblioteca pública ou universitária especializada – sobre a
Por Cristiano Mello de Oliveira É possível iniciarmos o nosso raciocínio estabelecendo a seguinte pergunta: o texto literário pode ser interpretado isoladamente, ou será que
Por Cristiano Mello de Oliveira Podemos começar a elaboração deste texto com as seguintes indagações: Como o docente de Literatura pode utilizar os computadores para
Por Cristiano Mello de Oliveira Falar das tendências literárias na contemporaneidade significa compreendermos o significado da palavra contemporâneo. O contemporâneo pode ser camuflado como algo
Por Cristiano Mello de Oliveira O presente artigo propõe averiguar como os procedimentos textuais utilizados pelo escritor modernista Mário de Andrade para compor o romance-diário
Por Cristiano Mello de Oliveira Se o leitor deste livro resolvesse realizar uma pesquisa – numa biblioteca pública ou universitária especializada – sobre a terminologia
Por Cristiano Mello de Oliveira Podemos começar este subtítulo com o devido questionamento: como podemos avaliar um aluno leitor de literatura? Ou como podemos avaliá-lo
Por Cristiano Mello de Oliveira Falar de ferramentas tecnológicas implica conhecê-las como estas são úteis no tratamento com o texto literário. Acima de tudo, é
Por Cristiano Mello de Oliveira Ser negro ou indígena no Brasil não é tarefa tão fácil, pois ainda carregamos muito dos preconceitos arraigados numa sociedade
Por Cristiano Mello de Oliveira Iniciamos o nosso artigo com algumas inquietações motivadoras: Quais são as diferenças metodológicas entre o ensino tradicional e o moderno
Por Cristiano Mello de Oliveira Início este ensaio com alguns questionamentos: qual seria o método eficiente para uma pesquisa na área de História ou Letras? O
Por Cristiano Mello de Oliveira A criação do espaço histórico no romance de natureza histórica passa pelo crivo da pesquisa e da investigação. Quando um
Faça o seu agendamento! Entre em contato e solicite orçamento!
Trabalhamos com a realização de palestras na área Educacional.